|
|
Página Inicial Infoco Saúde
|
Infoco Saúde |
|
|
|
|
|
| Com Regina Ramos dos Santos |
| E-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
|
| Coluna - Quinzenal |
| |
Programa Saúde do Trabalhador do Hospital da Laguna
Implantado, ano passado, pela Comissão de Humanização, o Programa de Saúde do Trabalhador do Hospital da Laguna tem, como principal objetivo, promover a saúde de todos os funcionários da instituição. Para tanto, são realizadas, ao longo do ano, ações como: vacinação contra gripe, hepatite B, tétano e rubéola; exames para diagnóstico precoce de hipertensão, diabetes mellitus, hipercolesterolemia, câncer de boca, colo de útero, mama e próstata; encaminhamentos para tratamento, através do SUS; distribuição de materiais educativos; atendimento por assistente social e psicóloga; ginástica laboral diária; e atividades de promoção da segurança do trabalho. Este ano, o programa incluirá a realização de campanha de combate ao tabagismo. Para sua realização, o Hospital conta com a parceria do SESC, Secretaria Municipal de Saúde, Laboratório Bioclínico Laguna e profissionais da instituição.
Hospital Amigo da Criança
O objetivo principal da Iniciativa Hospital Amigo da Criança é a promoção da saúde das mães e bebês, através da prática do aleitamento materno. Para receber o titulo de “Amigo da Criança”, os hospitais precisam instituir uma série de melhorias internas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Nossa maternidade já conseguiu atingir a maioria delas. Por isso, no dia 29 de julho, de manhã e à tarde, foi realizada no Hospital da Laguna, sob a coordenação da enfermeira Cinthya Ferreira Correia Vieira, a Primeira Etapa do Treinamento sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança, envolvendo a equipe multiprofissional da instituição. Também participaram enfermeiras das Equipes de Saúde da Família. A segunda etapa está prevista para o final de agosto. A iniciativa conta com a parceria da Associação de Voluntárias “Mamãe Bebê”, SESC e Secretaria Municipal de Saúde. O que motiva nosso Hospital a aderir ao projeto é a ampliação da qualidade da assistência prestada a mães e bebês, além de poder contribuir com a formação de gerações de lagunenses ainda mais saudáveis e passar a receber recursos financeiros adicionais pela realização dos partos.
“Hospital na Praça”
No próximo sábado, dia 07 de agosto, das 8 às 12 horas, haverá o tradicional “Hospital na Praça”, desta vez no Centro Histórico, em frente ao Mercado Público. O evento, que é realizado desde 2003, normalmente no primeiro sábado do mês, é resultado da parceria entre Hospital da Laguna, SESC, Rotary Club Laguna, Rainha Calçados e Centro Educacional em Saúde Garra. Por conta deste trabalho, exames de glicemia, verificações de pressão, peso e índice de massa corporal, entrega de folhetos e orientações sobre hábitos saudáveis são oferecidos gratuitamente à população. O objetivo é buscar uma aproximação cada vez maior com a comunidade, através da realização de atividades preventivas e educativas.
|
|
Atualizado em ( 01-Ago-2010 )
|
|
|